segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Produção e Consumo

Falaí galera,

primeira vez que eu tô chegando aqui pra escrever... vamos organizar um pouco as idéias a respeito dessa última postagem do nosso camarada diego.
Ler é sempre válido, considerando também a importância de analisar quem escreve. A mensagem do emissor é direcionada, tem foco, fontes e inclinações políticas. Digo isso porque é sabido, para alguns ou muitos, quem é a Folha de São Paulo. Quem porque ela é veiculada com o aval de um editor, de um corpo de jornalistas e também de muitos anunciantes e patrocinadores. Então vamos começar partindo da inexistência da neutralidade. O sujeito que escreve é um quem.
De modo que a Folha de São Paulo é uma mega indústria do jornalismo paulistano, serve explicitamente a um segmento da sociedade."Quem lê Caras não vê Bundas", minha gente. (espero que todos lembrem desse época em que o ziraldo se propos a produzir uma revista que ironicamente não circulou muito por aí. Já a Caras segue firme e forte...) É, imprensa forte! E temos que estar atentos para isso, senão acompanhamos só uma parte de um processo que é mais amplo e um tantinho mais complexo também.
Estamos vivenciando a apropriação da causa ambiental pelo capitalismo. Desenvolvimento Sustentável, Aquecimento Global. Palavrinhas mágicas, que legitimam a reprodução de uma (mesma) estrutura. Não é somente o consumismo que é incompatível com a preservação do planeta, mas sobretudo as formas de produção. Se a galera da indústria do plático continuar afim de produzir plástico, ele estará circulando por aí em mil produtos, mas oh, beleza, temos ecobags -que carregam muitas coisas por dentro. Esse conceito de desenvolvimento sustentável é incompatível com uma outra vida. Porque a sociedade que queremos e buscamos direcionar nas ações cotidianas não é compatível com o capitalismo em suas estruturas todas. Refletir um pouco sobre o capitalismo não só como conceito abstrato puramente teório, mas como algo que está intrínseco em nossas existências, porque nós vivemos numa conformação que aparelha o modo de produção capitalista. O Estado brasileiro encaminha suas escolhas na direção do capitalismo, que se dá na movimentação de empresas, mercado e produtos. Produtos mil. Então claro que nesse sentido a questão do consumo é pertinente, contempla muito a viagem do fetiche e da fetichização de tudo e de todos. Mas... O consumo consciente não é uma forma de agir isolada numa bolha. Esse tal consumo, essa tal sustentabilidade, estão tanto na verdade das ações quanto na ilusão. A ilusão de quem consome. A malandragem de quem produz. "Para especialista a classe C ignora a sustentabilidade" - a entrevista do tal especialista é sofrível, mal conduzida pelo jornalista, um vocabulário tosco e uma mensagem .... bem, o que há de se esperar da mensagem ? ....
Assim, os atores que produzem e reproduzem a sociedade que a gente tanto diz que repele, resignificam o terreno que era da verdadeira militância. A causa ambiental. A natureza da Terra não pode ser defendida com(o) a causa do aquecimento global. Quando o relatório de Washington " tira a causa do governo e dos acordos" está eximindo o Estado de se comprometer com uma pauta realmente revolucionária.
Mas aí cá entre nós, a instituição que é o Estado nunca foi das mais revolucionárias, o socialismo que o Estado conseguiu aplicar ficou faltando em muito à idéia de uma sociedade menos opressora.
Mas aí o papo já descamba pra outra vertente dessa mesma coisa que buscamos (e fazemos!)
O nosso ambientalismo tá precisando de militância. Do contrário, seremos assimilados pela mesma lógica que combatemos.
Não deveríamos simplicar nossas ações, nossas conversas e nosso blog na discussão do consumo sustentável. Ampliar para as formas sustentáveis de produzir, para os entraves que o próprio Estado, governos flutuantes e empresas estabelecem. Enquanto valorizarmos salvar a natureza como um recurso para fortalecer a produção dessas megaempresas, não contribuímos na caminhada de quem tá trampando de formas realmente sustentáveis.
Ir no cerne. Madeira Nobre.

Agradeço a quem acabou de ler esse textinho e vamos continuar a conversa.
Convido aos amigos e simpatizantes da Sape que se achegem ... pra gente gastar bem o tempo dessas visitas virtuais.
Beijos e abraços para todos.

Aos que vão ao Fórum, tragam informações, exponham nesse espaço do blog.

Salve salve!

ps: a configuração desse editor de texto é assim ruim mesmo ou eu sou lerda? Não tem recurso para parágrafo???
(diego aguardo sua resposta!)



Um comentário:

  1. AEEEE... ACHEI QUE SÓ EU QUE IRIA FICAR ENCHENDO A CABEÇA DOS OUTROS...RS..... VALEU PELO POST ENCOSTINHO DO MEU CORAÇÃO...RS.... O BARATO É ESSE MESMO, EXPOR AS OPINIÕES E DIALOGAR SEM CONFLITO, CONSIDERANDO TODAS AS QUESTÕES.... AHHH QTO AO EDITOR DO BLOG...RS... ACHO QUE É ISSO MESMO... TO CORTANDO UM DOBRADO P/ POR OS TEXTOS EM ORDEM... E NUNCA FICA DO JEITO QUE QUERO...RS.... MAS TA TRANQUILO...RS....

    ResponderExcluir