terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SAUDEMOS AO SOL

SAUDEMOS AO SOL POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

É com grande prazer e sentimento de gratidão que escrevo essa mensagem, avisando que retomamos nossas atividades para o ano de 2010.

Pois bem, o negócio é o seguinte: ano passado passamos uma parte do ano, fazendo toda semana uma prática de hatha yoga. Esse ano estamos com uma proposta parecida, continuemos com o grupo de prática, mas com um propósito diferente das práticas do ano passado.

A proposta é a seguinte:

Toda terça feira, precisamente as 18:30 estaremos fazendo uma cerimônia de agradecimento (Pújá) ao sol (Súrya), cerimônia na qual se chama Saudação ao Sol (Súrya Namaskára), alem de ser uma cerimônia de agradecimento é uma das práticas mais usadas pelos yogis de todas as linhagens e escolas.



Um pouco mais sobre o Surya Namaskara

Surya Namaskara é uma técnica consagrada, que ocupa lugar especial no repertório do Yoga. Sua facilidade de adaptação e suas múltiplas aplicações fazem dela um dos melhores instrumentos para assegurar uma vida sadia, vigorosa e ativa. Em paralelo, prepara também para o despertar do espírito e o alargamento da consciência. Nos últimos anos muitas pessoas tem abandonado métodos puramente rituais, passando a adotar o Yoga como meio de exploração e melhoramento de sua vida interior. É sabido que para se obter a verdadeira evolução no plano físico, é necessário o emprego de técnicas apropriadas. Contudo, o trepidante ritmo da vida moderna toma mais difícil, mesmo para aquelas pessoas mais determinadas, a prática constante do Yoga. A prática é todavia a questão crucial no que concerne a nossa transformação. O que nos propomos é a apresentar o Surya Namaskara como um sadhana quase completa, a qual integra em sua estrutura os benefícios dos ásanas, do pranayama e das técnicas de meditação.

A vida moderna acentua muito as tensões mentais e as preocupações. De mais a mais notamos que o progresso tecnológico e a automação provocam grande aumento do trabalho sedentário ou semi-sedentário, o que favorece o desenvolvimento de enfermidades físicas e mentais. Na verdade há muito pouca esperança caso não descubramos os remédios adequados.

As práticas do Yoga têm mostrado ser um destes remédios, como antídoto ideal para o stress. Provaram ainda grande eficiência como terapia para distúrbios físicos e mentais. O Surya Namaskara faz parte do conjunto de práticas yogues. Pode se integrar facilmente a nossa rotina diária, de vez que sua pratica não toma mais do que quinze minutos por dia para que sejam obtidos resultados rápidos e benéficos. Se adequa perfeitamente aos indivíduos mais ativos, aos homens de negócios sobrecarregados, às mulheres com obrigações de família, aos estudantes que se preparam param difíceis exames, ou ainda à pessoas de saber que precisam consagrar boa parte de seu tempo livre à reflexão.

Logo que começamos a estudar e executar estes ásanas em associação com o pranayama, a consciência dos chakras e a repetição dos mantras, constatamos que poucos exercícios são tão completos quanto o Surya Namaskara.

Uma vez que durante a prática, o corpo se alonga para a frente e para trás, distende-se, massageia, amolece e estimula a musculatura, bem como os órgãos vitais e as diferentes partes do corpo, podemos comprovar que o Surya Namaskara é muito mais do que uma simples série de exercícios físicos, possuindo a profundidade e a integralidade de uma pratica espiritual.

O Surya Namaskara nos foi transmitida pelos sábios da época védica. Surya significa sol e Namaskara, saudação. Potente símbolo da consciência espiritual, o astro-rei era naquela época objeto de culto quotidiano. Render-lhe graças representava um rito recorrente nas vidas social e religiosa. O objetivo era então de aplacar as forças da natureza que escapavam ao controle humano.Tais rituais foram estabelecidos por seres iluminados que compreendiam seus aspectos benéficos, fossem eles no campo da saúde ou melhoria da criatividade ou ainda da qualidade do convívio social. O Surya Namaskara se compõe de três elementos: a forma, a energia e o ritmo. Suas doze posturas formam a matriz física que permitirá elaborar o arcabouço da prática. Os ásanas ensejam a aquisição de prana, força sutil que anima o corpo físico. Seu encadeamento em uma sequência regular reflete todos os ciclos do Universo, tais como as doze horas do dia, as doze fases do zodíaco ou ainda os bioritmos de nossos próprios corpos.

A superposição rítmica desta forma e desta energia sobre nossa estrutura corpo/mente gera grande poder de transformação e cria os germes para uma vida ativa e completa.Tornando-nos então mais capazes de apreciar melhor as boas coisas do mundo em que vivemos.

A Tradição Solar

A origem do Surya Namaskara remonta ao início da historia da humanidade, quando o homem percebeu a existência de um poder superior que se refleria sobre seu interior. Esta tomada de consciência é também o fundamento do yoga. Surya Namaskara pode ser considerado como uma arma de culto, um modo de render graças a tudo aquilo que o Sol representa, nos níveis macrocosmico e microcosmico.

Em termos yogues, tal prática serve para despertar os aspectos solares da natureza humana, a fim de liberar a energia vital para investir no desenvolvimento de uma consciência superior. A prática continuada do Surya Namaskara, todas as manhãs, permite que tal processo seja concretizado. É também uma boa maneira de render homenagem à fonte da vida e da criação, perpetuando assim a tradição solar.

Conselhos e Indicações

Na técnica da saudação ao sol precisamos guardar alguns pontos chave para uma prática bem sucedida.

O mais importante é evitar as tensões. Cada movimento será efetuado com o mínimo de esforço, só solicitando os músculos necessários para efetuar e manter a postura. O resto do corpo deve ficar o mais relaxado possível.

Relaxe em cada posição. Desta maneira, seu alongamento será mais eficiente e agradável e você manterá sua energia. Conecte levemente seus movimentos como numa dança.

Lembre-se que o pescoço é parte integrante da coluna vertebral, e que ele deve se movimentar também para frente e para trás no limite do seu conforto.

Quando e Onde Praticar

Ao nascer do sol é o momento mais propício para a prática do Surya Namaskara. É o nomento mais tranquilo do dia, é quando a atmosfera está saturada de raios ultravioletas de importância vital para nosso corpo. Habitue-se a levantar cedo, integrando-se com a chamada da natureza. Se possível faça sua prática ao ar livre, vista-se de maneira leve e confortável para que sua pele possa respirar e absorver a energia solar. Pratique de frente para o nascer do sol, se não for possível, qualquer outro momento do dia será válido, de estômago vazio (não coma 3 a 4 horas antes da prática). À noite antes do jantar é também um momento favorável, porque estimula o calor estomacal.

Ultrapassar a Rigidez do Corpo

A rigidez do corpo está ligada a três fatores principais: músculos tensos e volumosos, retração dos tendões e dos ligamentos e depósito de toxinas nas articulações. Uma prática regular permite a liberação dessas dificuldades. Os praticantes de musculação não devem se preocupar, Yoga não faz perder força ou massa muscular (muito pelo contrário). A saudação ao sol traz flexibilidade e resistência e favorece uma melhor utilização dos músculos. A prática do Yoga favorece a boa sincronização dos diferentes grupos musculares, mas também desenvolve a coordenação na parte interna da estrutura do músculo, aumentando consideravelmente a fôrça global.

Limitação

Não tem limite de idade para a prática da saudação ao sol. É necessário prudência em caso de pressão alta. Desenvolvendo a sensibilidade corporal podemos utilizar esta prática para aumentar de maneira significativa o nosso nível de consciência e melhorar nosso estado de saúde integral e nosso bem estar.

Um comentário:

  1. "habitue-se a levantar cedo"

    sai pra lá pastor!
    vaaaaaaaaaaaaaal

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