sexta-feira, 19 de abril de 2013

Usina nuclear de Angra é desligada após problema


Usina nuclear de Angra é desligada após problema

19/4/2013 12:36
Por Redação, com agências - do Rio de Janeiro

A usina nuclear Angra 1, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, está desligada
A usina nuclear Angra 1, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, está desligada
A usina nuclear Angra 1, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, está desligada desde quinta-feira. Segundo a Eletrobrás Eletronuclear, houve um problema no sistema eletrônico responsável pelo controle do reator. A empresa afirmou que o reator foi desarmado automaticamente e que o incidente não ofereceu risco à segurança. Ainda não há previsão de quando a unidade voltará a funcionar.
De acordo com informações do portal G1, a Eletronuclear disse, ainda, que técnicos estão investigando o que causou o incidente e que a usina só será religada após a identificação do problema. De acordo com a empresa, a última vez em que a usina parou foi no dia 15 de abril. Durante um teste de rotina também houve uma falha eletrônica e a usina foi religada na madrugada do dia 16 de abril. As usinas de Angra 1 e Angra 2 respondem por 3% da eletricidade produzida no Brasil.
Segundo Pedro Figueiredo, diretor de operação e comercialização da Eletrobrás Eletronuclear, quando a usina para, o abastecimento de energia é automaticamente remanejado para outro local. De acordo com Figueiredo, os técnicos da usina acreditam que os dois desligamentos desta semana aconteceram de forma semelhante. Até agora nenhum problema foi identificado. A hipótese levantada a princípo é de que o reator esteja parando automaticamente sem nenhuma razão aparente.
Ele ainda afirmou que as equipes de manutenção, operação e engenharia trabalharão a partir desta pista até descobrir o que está provocando esse problema. Após as investigações, a Comissão Nacional de Energia Nuclear examinará os resultados. Após a liberação, a usina poderá voltar a funcionar normalmente.